Imagem poderia ser a primeira do ex-piloto após grave acidente do final do ano passado
A revista alemã Die Aktuelle, em sua última edição, teria publicado uma foto de Michael Schumacher tomando banho de sol em sua mansão na Suíça, no que seria a primeira imagem do heptacampeão da Fórmula 1 depois do grave acidente de esqui que sofreu no final do ano passado, que resultou em uma delicada reabilitação.
A imagem é a capa da revista e traz a manchete “Schumacher sentado ao sol”. Aparentemente bem, o ex-piloto estaria em bom estado. No entanto, muitos outros veículos de imprensa do País estão considerando a informação como farsa, e que a foto seria de antes do desastre sofrido por Schumi
A revista informou que Schumacher está capacitado para usar cadeira de rodas “para passear pelo terraço auxiliado pela mulher, Corinna, durante o outono suíço”.
O ex-piloto Philippe Streiff visitou Michael Schumacher, seu amigo de longa data, e falou sobre o estado de saúde do alemão. À revista Paris Match, da França, Streiff disse que Schumi está paralisado em uma cadeira de rodas.
O verdade estado de saúde de Michael Schumacher ainda é uma incógnita. Porém, nem mesmo o pessimismo levantado por vários médicos ao redor do mundo é capaz de abalar a confiança da família do heptacampeão, que não perdeu a esperança de ver o ex-piloto recuperado.
De acordo com reportagem do Daily Mail, a família do alemão desembolsa por semana 100 mil libras, aproximadamente R$ 400 mil, com os cuidados que envolvem a recuperação de Schumacher em sua casa na Suíça.
Michael Schumacher dá sinais de que vai estar bem em no máximo três anos, pelo menos foi o que garantiu o médico do ex-piloto. Em entrevista à rádio RTL, o Doutor Jean-Francois Payen mostrou otimismo, mas pediu paciência em relação à recuperação da lenda da Fórmula 1.
— Eu vi algum progresso, mas o que eu posso dizer é que leva tempo. É como acontece com outros pacientes, é uma escala de tempo que vai de um a três anos. Então, temos que ser pacientes... A vida depois de uma lesão dessas é pontuada com etapas que podem ir de sequelas leves para algumas mais pesadas. Você tem que seguir em frente, mas também dar tempo ao tempo.
Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e ex-chefe da Ferrari, visitou Michael Schumacher, de quem é amigo pessoal, e revelou em entrevista ao jornal francês L´Equipe que o ex-piloto apresentou avanços em sua recuperação nos últimos meses.
— Ele [Schumacher] apresenta uma grande melhoria nos últimos meses. Progrediu muito considerando a gravidade das lesões sofridas. Schumacher poderá ter uma vida relativamente normal dentro de um curto período de tempo.
O dirigente ainda afirmou que Schumacher "é um lutador, mas sofreu um grave acidente que pode acontecer com qualquer pessoa".
— Espero que as coisas melhorem. Sua família está focada com ele. Schumacher está batalhando, mas necessita tempo e o melhor é deixá-lo tranquilo.
Michael Schumacher continua a recuperação na mansão da família, em Gland, na Suíça. O heptacampeão deixou o hospital no começo de setembro após 254 dias internado. A informação foi confirmada pela porta-voz do ex-piloto alemão, Sabine Kehn, que no entanto, pediu para que os fãs não criem muitas expectativas.
— Daqui em diante, a recuperação de Michael Schumacher acontecerá em sua casa. Considerando as graves lesões sofridas no acidente, houve progressos nas últimas semanas. No entanto, ainda há um longo e difícil caminho pela frente. Gostaríamos de expressar nossa gratidão a toda equipe do Centro Hospitalar Universitário de Vaud, por seu trabalho minucioso e competente.
O heptacampeão mundial ainda está se recuperando do grave acidente que sofreu quando esquiava no fim do ano passado. Com fontes que trabalham no hospital em Lausanne, onde Schumacher estava internado em um setor de reabilitação, a revista Bunte especulava que o ex-piloto iria para casa apenas no Natal.
A evolução de Schumi é bastante lenta, mas constante. Ainda não há previsão de quanto tempo levará para que o alemão recupere seus movimentos, fala e memória. Schumacher necessita de assistência médica durante o dia inteiro, e precisará desses serviços agora que deixou o hospital.
O ex-médico da Fórmula 1, Gary Hartstein fez diversas análises sobre a situação do piloto e as notícias não são nada boas. Para o médico, as chances de recuperação do heptacampeão mundial são praticamente nulas.
— Estou bastante temeroso [e praticamente certo] de que nunca mais teremos boas notícias sobre Michael. A essa altura, temo ver um comunicado oficial da família.
O médico lembra que, quanto mais tempo o paciente fica em estado vegetativo, menores são suas chances de recuperação.
Gary Hartstein, antigo médico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), usou recentemente o seu blog pessoal para comentar o estado de saúde de Michael Schumacher. As impressões do doutor não são das melhores e tendem sempre ao pessimismo.
Apesar de não ter informações diretas sobre o estado do alemão, Hartstein garante que se tivesse boas novidades, já teria compartilhado. Schumacher está em coma desde dezembro do ano passado e, somente por um milagre, poderia voltar a viver normalmente.
Michael Schumacher está em coma desde que sofreu um grave acidente de esqui no dia 29 de dezembro. As informações sobre o estado de saúde do heptacampeão são raras e depois de quase um mês sem atualizações sobre o quadro do alemão, a porta-voz Sabine Kehm afirmou que o ex-piloto tem "momentos de consciência" e que mostra "capacidade de interagir com o ambiente". A informação é do jornal espanhol Mundo Deportivo.
Mesmo em coma, Schumacher está sendo processado por um acidente ocorrido no dia 17 de novembro, em Bormujos, na Espanha, quando estava lá por questões particulares e não respeitou a preferência de um motociclista, atingindo-o. Na colisão, o ciclista Francisco M.A quebrou o punho e teve danos materiais em sua roupa e relógio. A causa principal do acidente foi a infração do alemão. De acordo com leis locais, o motorista não precisa estar presente no julgamento.
Mesmo com o momento dramático vivido pelo heptacampeão, a família tenta retornar a sua rotina.
O filho mais velho do ex-piloto de Fórmula 1, Mick Betsch, conquistou seu primeiro pódio em uma prova internacional de kart em abril. O menino de 15 anos que corre com o sobrenome da mãe para fugir das comparações com o pai supercampeão terminou em segundo lugar na prova realizada em Pavia, na Itália, válida pela WSK Master Super Series.
Mesmo com o momento dramático vivido pelo heptacampeão, a família tenta retornar a sua rotina.
O filho mais velho do ex-piloto de Fórmula 1, Mick Betsch, conquistou seu primeiro pódio em uma prova internacional de kart em abril. O menino de 15 anos que corre com o sobrenome da mãe para fugir das comparações com o pai supercampeão terminou em segundo lugar na prova realizada em Pavia, na Itália, válida pela WSK Master Super Series.
Depois de passar por um susto e quase ter o quarto invadido por dois homens em abril, o alemão Michael Schumacher apresentou melhoras. O alemão, internado há mais de seis meses por ter sofrido um grave acidente de esqui nos Alpes franceses, fez "alguns progressos" que "dão esperanças", informou Sabine Kehm, porta-voz do piloto sete vezes campeão mundial de Fórmula 1.
"Há pequenos progressos que logicamente nos alegram muito e nos dão também muitas esperanças", declarou Kehm em entrevista à televisão pública alemã ARD. "São pequenos momentos, como já disse, de consciência, e isso, em si, já é uma boa notícia", acrescentou."Não quero entrar em detalhes concretos por se tratar de um tema muito privado", completou.
'Schumi', de de 45 anos, sofreu um choque violento contra uma rocha em 29 de dezembro, quando esquiava com o filho e um grupo de amigos na estação de Meribel. Desde então, ele segue internado no hospital de Grenoble, na França.Na semana passada, Kehm já tinha divulgado uma nota revelando que o alemão tinha mostrado "momentos de consciência".
Os últimos sinais confirmam a versão da imprensa alemã de que o heptacampeão mundial de Fórmula 1 estaria acordando do coma. A primeira reação apareceu no olho direito, que começou a seguir movimentos frente a seu rosto. Depois, o olho esquerdo também respondeu a estímulos.
Depois de um longo período de silêncio, boas notícias para os fãs de Michael Schumacher chegaram na última semana: de acordo com a publicação alemã "Bild", o heptacampeão mundial de Fórmula apresentou pequenos sinais de evolução. O jornal atribui as declarações à porta-voz do piloto, Sabine Kehm:
— Ele se encontra melhor, há leves indícios de melhoras
Schumi não estaria sequer em estado vegetativo, mas isso não significa que é possível ser muito otimista. Segundo fontes consultadas pelo próprio "Bild", "pode haver complicações ou retrocessos a todo momento devido à violência do golpe que ele sofreu na cabeça".
Sabine Kehm ainda aproveitou a oportunidade para desmentir a informação de que a esposa de Schumacher, Corinna, estaria preparando a casa onde eles viviam para ser um "mini hospital".
Segundo o tabloide "The Sun", Corinna gastaria cerca de R$ 37 milhões para adquirir os mais modernos equipamentos que mantém Schumi vivo para levá-lo para a residência, localizada em Lake Geneva, na Suíça.
O "Bild", porém, informa que a casa dos Schumacher, de fato, está em reforma, mas para a construção de uma casa onde ficaria o pai do piloto. A publicação ainda informa que uma possibilidade é que Michael seja transferido para uma clínica de reabilitação, em local não revelado.